segunda-feira, 10 de abril de 2017

Jogue as moedas para obter uma resposta do I Ching

I Ching na 14ª Convenção de Bruxas & Magos de Paranapiacaba
I Ching, "livro das mutações", surgiu no período anterior à dinastia Chou (1150-249 a.C.); amplamente utilizado como oráculo, é um conhecimento muito antigo acerca de como os chineses compreendiam e eram capazes de explicar os acontecimentos do dia a dia, funcionando como uma espécie de livro da sabedoria.
Com figuras lineares, compostas de linhas inteiras e linhas interrompidas, superpostas em conjuntos de três e seis linhas, chamados "Kua" (signo). James Legge, em sua tradução do I Ching (The Sacred Books of the East, XVI: The Yi King, Oxford, 1882), cunhou os termos "trigrama" e "hexagrama" para designar os Kua compostos por, respectivamente, três e seis linhas. Esses termos têm sido adotados por vários estudiosos do I Ching, uma vez que possibilitam a distinção dos dois diferentes tipos de Kua.
No entanto, para estabelecer melhorias no oráculo e compreendê-lo melhor, foram acrescentados outros elementos para ampliar o significado dos Kua: as Linhas, os Julgamentos e as Asas.
As Linhas são figuras compostas por fileiras inteiras e quebradas, agrupadas em um conjunto de três e seis linhas, representadas pelos trigramas e hexagramas, respectivamente. Já os Julgamentos correspondem à redação dos textos que passaram a acompanhar os Kua. O conceito de Asas foi atribuído a Confúcio, que tinha grande interesse pelo I Ching.
Todos esses elementos constituem uma forma de escrita, e ao se agruparem, formam arquétipos, que contêm os signos com os principais ensinamentos chineses sobre a lei natural e o curso da vida.
Em seus primórdios, as consultas oráculares eram feitas utilizando-se varetas de caule de milefólio. Já durante a dinastia Han, que durou de 206 a.C. até 220 d.C., passou-se a usar antigas moedas chinesas, que têm um orifício ao meio, 2 inscrições gravadas numa face e 4 inscrições gravadas na outra face.

Como utilizar as Moedas I Ching
Faça uma pergunta mentalmente, pegue as 3 moedas entre as mãos e lance-as. Das faces que ficarem voltadas para cima você obterá um hexagrama, que será sua resposta numa consulta ao "Livro das Mutações".
A cada vez que são atiradas obtém-se uma linha. A face inscrita com dois símbolos é o Dragão, considera-se como Yin e seu valor é 2, enquanto que a face com quatro símbolos, considera-se como Yang e seu valor é 3.
Some os valores obtidos no lance; ao lado do resultado trace uma linha, da seguinte maneira:
Dividida, para os números pares __ __
Contínua, para números impares ____
Lance por mais 5 vezes e vá fazendo as anotações de baixo para cima. Caso tenha obtido resultados 6 ou 9, você deverá construir outro hexagrama ao lado do primeiro, este novo hexagrama será um complemento da resposta.
Quando as 3 moedas são todas Yang, a linha é um 9 (linha dividida); se elas são todas Yin, a linha é um 6 (linha continua).
Por fim consulte o significado de cada Hexagrama no livro do I CHING, O Livro das Mutações.
Como todo oráculo, exige a aproximação correta: meditação prévia, ritual, e  formulação precisa da pergunta. O oráculo nunca falha, quem falha é o consulente: se a pergunta não foi clara e precisa, isto indica que a pessoa não tem clareza sobre o que deseja saber. O ritual tem a função psicológica de focar a atenção da pessoa na consulta.
A obtenção da resposta do I Ching geralmente depende da retidão da pergunta. Quanto mais precisa esta for, maior a possibilidade de acerto. Quando uma pessoa necessita fazer mais de uma pergunta, o ideal é subdividi-la em duas partes e indagar uma única coisa por vez.
Desse modo, o I Ching tem sido utilizado ao longo de milhares de anos por se mostrar eficaz no sentido de buscar o real além do aparente. O objetivo é expor o significado daquilo que é perguntado, ao invés de gerar respostas de acordo com a vontade do consulente. Portanto, para fazer perguntas a esse oráculo, uma pessoa deve antes despir-se de preconceitos e abrir a consciência para absorver os mais ricos conhecimentos da filosofia chinesa e as respostas do nosso inconsciente que o I Ching pode acessar. Vale lembrar que o oráculo é considerado como "a sabedoria que leva à sabedoria".


Os Oito Trigramas e suas Aplicações
Criativo
forte
céu
o pai
K´un
Receptivo
dedicado
terra
a mãe
Chên
Incitar
movimento
trovão, madeira
o filho mais velho
K´an
Abismal
perigo
água, nuvens
o filho do meio
Kên
Quietude
imobilidade
montanha
o filho mais moço
Sun
Suavidade
penetração
vento, madeira
a filha mais velha
Li
Aderir
luminoso ou condicionado
sol, fogo, relâmpago
a filha do meio
Tui
Alegria
jovialidade
lago
a filha mais moça



Deve-se sempre considerar os hexagramas como compostos de dois trigramas, e não de uma simples série de linhas individuais. Na interpretação dos hexagramas deve-se considerar os trigramas de acordo com os diversos aspectos que lhes são próprios: primeiro, de acordo com seus atributos; depois, de acordo com suas imagens; e, finalmente, segundo a posição que ocupam no contexto familiar (para isso leva-se em consideração apenas a Seqüência do Céu Posterior).


3 moedas 
folheto explicativo
saco de veludo



Um comentário: